Material Científico
Acesse o artigo comentado do Dr. Charlys Barbosa sobre Highlights em comprometimento cognitivo leve e demências.
Bem-vindo(a) a Danone Health Academy: uma plataforma gratuita e exclusiva para Profissionais de Saúde.
Cadastre-se ou faça login para ter acesso a conteúdos exclusivos,
videoaulas, podcasts e muito mais.
Acesse o artigo comentado do Dr. Charlys Barbosa sobre Highlights em comprometimento cognitivo leve e demências.
Esta coletânea traz um compilado de 5 artigos publicados recentemente em revistas de peso. O foco desta coletânea é mostrar a ação de uma combinação exclusiva de nutrientes, Fortasyn connect, presente no Souvenaid, na disfunção sináptica de pacientes com DA leve. Está coletânea também traz um artigo que mostra o perfil sérico de alguns micronutrientes necessários para a formação da membrana neuronal em pacientes com DA comparado a individuos saudáveis. Como conclusão, podemos dizer que a deficiencia desses nutrientes é comum em pacientes com DA e que ,portanto, a sua reposição se faz necessária.
Artigo contextualizando sobre a eficácia de um composto nutricional especializado na doença de Alzheimer leve.
Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de um composto nutricional especializado sobre a função congnitiva de pacientes portadores da doença de Alzheimer leve.
Métodos: Neste estudo multicêntrico, controlado, randomizado e duplo-cego, participaram 225 indivíduos que nunca tinham recebido tratamento medicamentoso. O grupo de intervenção recebeu o produto Souvenaid, já para o grupo controle foi oferecido um produto que não possuía constituintes do Fortasyn Connect, mas era isocalórico, semelhante em sabor e aparência, durante o período de 12 semanas. Utilizaram-se como critérios primários de eficácia o recordatório verbal tardio da Escala de Memória Wechsler revisada e a Escala de 13 itens de Avaliação da Doença de Alzheimer, aplicados na 12ª semana.
Resultados: Comprovou-se mehora significativa do recordatório verbal tardio avaliado pela Escala de Memória Wechsler no grupo de intervenção (p = 0,021), pacientes que receberam a intervenção apresentaram 40% de melhora na memória versus 24% dos que receberam a bebida controle. Não foi observada diferença pela Escala de Avaliação da Doença de Alzheimer, bem como para outros testes. O grupo controle permaneceu estável, sem recuperação nem deterioração. A adesão foi excelente (95%) e houve boa tolerância ao produto.
Conclusão: Conclui-se que a suplementação com um composto nutricional especializado durante 12 semanas propiciou recuperação da memória (recordatório verbal tardio) em pacientes com Doença de Alzheimer leve.
SCHELTENS, P. et al. Efficacy of a medical food in mild Alzheimer’s disease: A randomized, controlled trial. Alzheimer’s & Dementia: The Journal of the Alzheimer’s Association, v. 6, n. 1, p. 1-10.e1, 1 jan. 2010.
Clique no botão ao lado para acessar o estudo completo.
27/11/2023
O S-Connect é um estudo multicêntrico (48 locais), realizado com 527 participantes diagnosticados com Doença de Alzheimer leve a moderada, que foram acompanhados durante 24 semanas, recebendo medicamento padrão em dose estável. Os participantes foram randomizados para receber diariamente Souvenaid 1x/dia, ou bebida isocalórica como controle.
O desfecho primário era avaliar a melhora cognitiva dos pacientes por meio da escala ADAS-cog. A Adesão foi calculada por meio do registro diário de consumo de ambos os produtos.
Resultados: A performance cognitiva não demonstrou diferença significativa entre os grupos no decorrer do estudo e houve tendência positiva de declínio. Efeitos adversos relevantes não foram encontrados, demonstrando segurança no tratamento. A adesão foi alta (94,1%), observada pela melhora de marcadores nutricionais avaliados.
Conclusões: O uso de Souvenaid por 24 semanas não demonstrou melhora cognitiva em pacientes recebemento tratamento medicamentoso em estágio moderado da doença de Alzheimer. Souvenaid foi bem tolerado em combinação ao uso de medicamentos, evidenciando a segurança do mesmo.
SHAH, R. C. et al. The S-Connect study: results from a randomized, controlled trial of Souvenaid in mild-to-moderate Alzheimer’s disease. Alzheimer’s Research & Therapy, v. 5, n. 6, p. 59, 2013.
Clique no botão ao lado para acessar o estudo completo.
27/11/2023
O estudo contextualiza sobre a Intervenção de 24 meses com formulação específica com múltiplos nutrientes em pessoas com doença de Alzheimer prodrômica (LipiDiDiet).
Introdução: O estudo LipidiDiet investigou os efeitos do Fortasyn Connect sobre a cognição e medidas relacionadas na doença de Alzheimer prodrômica.
Métodos: O estudo LipidiDiet foi um ensaio clínico, randomizado, controlado, duplo-cego e multicêntrico (11 centros na Finlândia, Alemanha, Holanda e Suécia), com duração de 24 meses. O estudo incluiu indivíduos com doença de Alzheimer prodrômica, definida de acordo com os critério do Grupo Internacional de Trabalho, na primeira versão (IWG-1). Os participantes foram randomizados, sendo que o grupo ativo (n = 153) recebia Souvenaid 1x/dia e o grupo controle (n = 158) um produto isocalórico.
O desfecho primário foi a alteração no escore de uma bateria de testes neuropsicológicos (NTB).
Resultados: A intervenção não teve efeito significativo sobre o desfecho primário de NTB. Contudo, o grupo de intervenção apresentou tendência positiva no declínio cognitivo. Observaram-se diferenças entre os grupos nos desfechos secundários de progressão da doença com medidas cognitivas e funcionais e na atrofia do hipocampo. Além de menor atrofia, foi possível observar que os pacientes do grupo ativo passaram a realizar suas atividades diárias com menor grau de dificuldade, quando avaliados pela escala CDR-SoB.
Clique no botão ao lado para acessar o estudo completo.
27/11/2023
Artigo contextualizando sobre Ensaio clínico multinutriente LipiDiDiet de 36 meses na doença de Alzheimer prodrômica.
Objetivo: investigar os efeitos do Fortasyn Connect sobre a cognição e medidas relacionadas na doença de Alzheimer prodrômica.
Métodos: Neste ensaio clínico randomizado, duplo-cego e controlado por placebo, 311 pessoas com DA prodrômica foram recrutadas usando os critérios do International Working Group-1 e designadas para consumir Souvenaid ou uma bebida isocalórica, de mesmo sabor. O desfecho principal foi a alteração da cognição (Neuropsychological Test Battery [NTB] composto de 5 itens).
População: pacientes entre 55 a 85 anos (com resultado da mini mental igual ou superior a 24 anos); preencher critérios para doença de Alzheimer prodrômica; e alterações dos biomarcadores (através da avaliação do líquor). Virgens de tratamento.
Resultados: Dos 382 avaliados para elegibilidade, 311 foram randomizados, dos quais 162 participantes completaram o estudo de 36 meses, incluindo 81 com dados de 36 meses elegíveis para análise de eficácia. Ao longo de 36 meses, reduções significativas no declínio cognitivo foram observadas avaliado através do NTB de 5 itens (−60% diferença entre os grupos; p = 0,014), classificação de demência clínica - soma das caixas (−45%; P = 0,014), memória (−76%; P = 0,008) e medidas de atrofia cerebral.
Conclusões: A intervenção com multinutriente retardou o declínio em medidas clínicas e outras relacionadas à cognição, função, atrofia cerebral e progressão da doença. Esses resultados indicam que os benefícios da intervenção aumentaram com o uso prolongado.
Soininen H, et al; LipiDiDiet clinical study group. 36-month LipiDiDiet multinutrient clinical trial in prodromal Alzheimer's disease. Alzheimers Dement. 2021 Jan;17(1):29-40.
Clique no botão ao lado para acessar o estudo completo traduzido.
Acesse o artigo original: 36-month LipiDiDiet multinutrient clinical trial in prodromal Alzheimer's disease - PubMed (nih.gov)
22/11/2023
A nutrição é um dos principais aliados à saúde saúde cerebral. Acesse o material de dietas x Souvenaid para saber mais.
03/04/2024
Com o envelhecimento acelerado da população mundial, surge a necessidade de garantir que a longevidade esteja acompanhada à qualidade de vida. Diante disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou o programa ICOPE (Integrated Care for Older People - Cuidados Integrados para Pessoas Idosas) para abordar esse desafio. O ICOPE fornece orientações práticas e baseadas em evidências para melhorar o cuidado e a saúde dos indivíduos em processo de envelhecimento, abordando suas necessidades complexas e promovendo intervenções que mantenham e restaurem a capacidade funcional e a independência.
Para uma leitura mais detalhada, faça login e acesse o relatório ICOPE na íntegra.
A principal causa de incapacidade entre idosos é o declínio cognitivo e a demência. Atualmente, o número de indivíduos que vivem com demência é estimado em cerca de 50 milhões e a previsão é que ele aumente para 150 milhões até 2050.1 Assim, medidas preventivas direcionadas à doença são de extrema importância para deter essa tendência alarmante de indivíduos afetados por essa condição.1
Referências
1.Lisko I et al. How can dementia and disability be prevented in older adults: where are we today and where are we going? J Intern Med. 2021 Jun;289(6):807-830.
As principais características patológicas da doença de Alzheimer (DA) são conhecidas por incluir o acúmulo de placas amiloides e emaranhados neurofibrilares, devido ao processamento anormal de proteínas. Desde o início do processo da doença, há perda sináptica e redução de atividade/conectividade sináptica em áreas específicas do cérebro.1
Referência
1. Scheltensa P, Twiskb JWR, Blesac R et al. Efficacy of Souvenaid in Mild Alzheimer’s. Disease: Results from a Randomized, Controlled Trial. Journal of Alzheimer’s Disease 31 (2012) 225–236.
À medida que a população mundial envelhece rapidamente, surge o questionamento: como garantir que a longevidade esteja associada à qualidade de vida do indivíduo? Este desafio não é apenas individual, mas também de toda a sociedade, exigindo uma compreensão aprofundada do processo de envelhecimento e dos determinantes de um envelhecimento saudável.
Este infográfico traz uma nova abordagem sobre como avaliar o indivíduo que está no processo de envelhecimento. Aproveite esta oportunidade para aprimorar seus conhecimentos sobre o tema de Capacidade Intrínseca.
15/07/2024
A mobilidade é um fator determinante crítico do envelhecimento saudável. É importante para manter a autonomia e evitar a dependência de cuidados. A capacidade física da pessoa em se deslocar de um lugar para outro é denominada capacidade locomotora. Muitos idosos e suas famílias consideram inevitáveis a perda da capacidade locomotora e a dor associada. Mas não o são. Muito pelo contrário, existem estratégias eficazes para melhorar e manter a mobilidade na terceira idade.
Acesse o conteúdo para saber mais sobre Capacidade Locomotara e Roteiros de atenção para melhorar a mobilidade.
16/08/2024
Conheça as vantagens, o perfil de macronutrientes e as informações nutricionais dos produtos das linhas Nutridrink e Souvenaid.
Acesse o guia de produtos aliados da geração 50+ !
Este vídeo do Dr. Charlys Barbosa aborda Highlights em comprometimento cognitivo leve e demências. Assista para saber mais.
Para ativar as legendas em português (pt-br):
Clique no ícone de ferramenta ("Detalhes"), disposto na parte inferior do vídeo > "Legendas/CC" > "Inglês" > novamente clique em "Legendas/CC" > "Traduzir automaticamente" > procure e selecione o idioma desejado, no caso, "português".
09/08/2024
Assista ao vídeo explicativo do Dr Alexandre Busse sobre a ferramenta de triagem 10CS.
09/08/2024
Este vídeo do Dr. Alexandre Cavalcanti oferece uma visão atual sobre os novos padrões de envelhecimento saudável. Assista para saber mais.
15/08/2024
A Doença de Alzheimer (DA) é a doença neurodegenerativa mais comum e a forma mais comum de demência, caracterizada por uma deterioração progressiva da memória e da função cognitiva. Até o momento, não há cura para a demência, então, cada vez mais atenção é dada à sua prevenção, particularmente, no que diz respeito a uma dieta adequada.1
Referência
1.Sliwińska S, Jeziorek M. The role of nutrition in Alzheimer's disease. Rocz Panstw Zakl Hig. 2021;72(1):29-39.
Os tratamentos atualmente disponíveis para Doença de Alzheimer (DA) têm eficácia mínima e não há terapias comprovadas para seu pródromo, o Comprometimento Cognitivo Leve (CCL). Além disso, sua etiologia não é bem compreendida e várias hipóteses de patogênese da doença ainda estão sob investigação. Daí a necessidade de se discutir abordagens e mecanismos que exercem um possível benefício terapêutico e considerar um papel potencial da qualidade da dieta no manejo desses distúrbios.1,2
Referências
1.Taylor MK, Swerdlow RH, Sullivan DK. Dietary Neuroketotherapeutics for Alzheimer's Disease: An Evidence Update and the Potential Role for Diet Quality. Nutrients. 2019 Aug 15;11(8):1910.
2.Alkasir R, Li J, Li X, Jin M, Zhu B. Human gut microbiota: the links with dementia development. Protein Cell. 2017 Feb;8(2):90-102.
Fórmula modificada para nutrição enteral e oral, com densidade energética normal e normoprotéica, com uma combinação de nutrientes que contém: EPA/DHA, UMP, colina, fosfolipídios, além dos micronutrientes antioxidantes, vitamina E, C, selênio e vitaminas do complexo B. Não contém lactose. Não contém glúten.
08/12/2023
Fórmula modificada para nutrição enteral e oral, com densidade energética normal e normoprotéica, com uma combinação de nutrientes que contém: EPA/DHA, UMP, colina, fosfolipídios, além dos micronutrientes antioxidantes, vitamina E, C, selênio e vitaminas do complexo B. Não contém lactose. Não contém glúten.
08/12/2023