Estudo Souvenir I

Favoritar

Artigo contextualizando sobre a eficácia de um composto nutricional especializado na doença de Alzheimer leve.

 

Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de um composto nutricional especializado sobre a função congnitiva de pacientes portadores da doença de Alzheimer leve. 

Métodos: Neste estudo multicêntrico, controlado, randomizado e duplo-cego, participaram 225 indivíduos que nunca tinham recebido tratamento medicamentoso. O grupo de intervenção recebeu o produto Souvenaid, já para o grupo controle foi oferecido um produto que não possuía constituintes do Fortasyn Connect, mas era isocalórico, semelhante em sabor e aparência, durante o período de 12 semanas.  Utilizaram-se como critérios primários de eficácia o recordatório verbal tardio da Escala de Memória Wechsler revisada e a Escala de 13 itens de Avaliação da Doença de Alzheimer, aplicados na 12ª semana. 

Resultados: Comprovou-se mehora significativa do recordatório verbal tardio avaliado pela Escala de Memória Wechsler no grupo de intervenção (p = 0,021), pacientes que receberam a intervenção apresentaram 40% de melhora na memória versus 24% dos que receberam a bebida controle. Não foi observada diferença pela Escala de Avaliação da Doença de Alzheimer, bem como para outros testes. O grupo controle permaneceu estável, sem recuperação nem deterioração. A adesão foi excelente (95%) e houve boa tolerância ao produto. 

Conclusão: Conclui-se que a suplementação com um composto nutricional especializado  durante 12 semanas propiciou recuperação da memória (recordatório verbal tardio) em pacientes com Doença de Alzheimer leve. 

 

Os conteúdos disponibilizados no Danone Health Academy são técnico-científicos, destinados exclusivamente aos profissionais de saúde.  Estão em conformidade com a Portaria nº 2051/01, a Resolução RDC nº222/02, Lei 11265/06 e Decretos que a regulamentam, conforme a aplicabilidade.  Proibida a distribuição a outros públicos e reprodução total ou parcial. É proibida a utilização desse material para realização de promoção comercial. A prescrição dos produtos é de competência exclusiva de médicos e/ou nutricionistas, sendo proibida a indicação pelo profissional de enfermagem e farmacêutico.

 

Referência:

SCHELTENS, P. et al. Efficacy of a medical food in mild Alzheimer’s disease: A randomized, controlled trial. Alzheimer’s & Dementia: The Journal of the Alzheimer’s Association, v. 6, n. 1, p. 1-10.e1, 1 jan. 2010.

Faça seu cadastro e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos e personalizados de acordo com o seu interesse!

x