Aplicações práticas do manual “Recomendações para Diagnóstico e Tratamento da Sarcopenia no Brasil”

Favoritar

O reconhecimento e a abordagem adequada da sarcopenia são de suma importância para promover o envelhecimento saudável e a qualidade de vida dos pacientes. Isso porque a doença está associada a inúmeros resultados adversos, incluindo comorbidades, incapacidade, baixo desempenho físico, depressão, quedas frequentes, aumento de hospitalizações, declínio funcional e aumento de mortalidade.1  

 

Referência 

1.Papadopoulou SK. Sarcopenia: A Contemporary Health Problem among Older Adult Populations. Nutrients. 2020 May 1;12(5):1293.  

Porém, devido à variedade de técnicas de avaliação, pontos de corte e critérios de sarcopenia, o diagnóstico da doença pode ser difícil de se compreender. Além disso, as variações significativas em sua prevalência tornam muito mais difícil o desenvolvimento de rotinas preventivas e protocolos terapêuticos. Consequentemente, há uma necessidade crescente do uso de medidas apropriadas na prática clínica, para que os médicos possam se concentrar no tratamento dos pacientes e não apenas na doença.1

 

Por isso, é com grande satisfação que apresentamos a você, doutor, o manual "Recomendações para Diagnóstico e Tratamento da Sarcopenia no Brasil". Desenvolvido por especialistas renomados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - SBGG, com apoio da Danone, o material busca fornecer ferramentas e conhecimentos necessários para o enfrentamento desse desafio clínico com segurança e eficácia.

 

Objetivos do manual

Educação e conscientização: oferecer uma compreensão abrangente da Sarcopenia, incluindo sua fisiopatologia, epidemiologia e fatores de risco associados.

 

Diagnóstico preciso: apresentar métodos de avaliação validados e ferramentas diagnósticas para identificação da sarcopenia, incluindo medidas de massa muscular, força e desempenho físico.

 

Intervenções efetivas: destacar estratégias de manejo baseadas em evidências para prevenir, retardar ou reverter a progressão da sarcopenia, incluindo exercícios físicos, suplementação nutricional e terapias farmacológicas.

 

Abordagem multidisciplinar: reconhecer a importância da colaboração entre profissionais de saúde, incluindo médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, entre outros, para oferecer uma abordagem abrangente e integrada ao cuidado dos pacientes com sarcopenia.

 

Apresentando o manual “Recomendações para Diagnóstico e Tratamento da Sarcopenia no Brasil”

Nesta videoaula, três dos autores do guia prático, a nutricionista Mara Aquimara e os doutores Marcelo Valente e Tiago Alexandre, abordam o conteúdo e suas aplicações na prática clínica de uma maneira clara, objetiva e simplificada, de modo que, ao final de sua apresentação, seja possível realizar de forma assertiva o diagnóstico e o tratamento da sarcopenia.

 

Referência

1.Papadopoulou SK. Sarcopenia: A Contemporary Health Problem among Older Adult Populations. Nutrients. 2020 May 1;12(5):1293. 

 

Conteúdo técnico-científico destinado a profissionais de saúde. Proibida a reprodução total e/ou parcial.Junho/2024

Faça seu cadastro e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos e personalizados de acordo com o seu interesse!

x