Quando, para que e por que utilizar a terapia nutricional no paciente com Diabetes?

Favoritar

Apesar da variedade crescente de medicamentos disponíveis e das muitas diretrizes para o tratamento do diabetes mellitus tipo 2 (DM2) e da hipertensão, um número significativo de pacientes ainda mantém essas condições fora de controle. A terapia nutricional (TN) tem um papel essencial tanto na prevenção quanto no manejo dessas comorbidades, além de contribuir para evitar complicações associadas a elas.1

 

Referências:

1. Simões Corrêa Galendi J, Leite RGOF, Mendes AL et al. Eficácia de estratégias de terapia nutricional para pacientes com diabetes tipo 2 e/ou hipertensão na atenção primária: protocolo de uma revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados BMJ Open 2019; 9: e030450.

 

Material técnico-científico destinado exclusivamente a profissionais de saúde. Proibida a reprodução total e/ou parcial. Imagens ilustrativas. Fevereiro/2025.

A terapia nutricional médica personalizada, como parte da otimização do estilo de vida, é fundamental no tratamento do DM2 e tem mostrado eficácia em melhorar os resultados metabólicos.2

Para aprofundar o tema do manejo nutricional em pacientes com diabetes, o endocrinologista Dr. João Paulo Iazigi explora todos os aspectos da introdução da terapia nutricional em pacientes diabéticos. Ele explica os momentos certos para essa intervenção, seus objetivos e a importância dessa abordagem no tratamento. Para saber mais, acesse o conteúdo e assista ao vídeo completo.

Referências:

2. Barrea L, Vetrani C, Verde L, Frias-Toral E, Ceriani F, Cernea S, Docimo A, Graziadio C, Tripathy D, Savastano S et al. Abordagem abrangente para terapia nutricional médica em pacientes com diabetes mellitus tipo 2: da dieta aos compostos bioativos. Antioxidantes . 2023; 12(4):904.

 

Faça seu cadastro e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos e personalizados de acordo com o seu interesse!

x