A terapia nutricional é essencial no tratamento do Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2), com um papel importante para o controle glicêmico. Ela deve ser parte do tratamento em todas as fases da doença, ajudando tanto a retardar o surgimento do DM2 em indivíduos de risco quanto a prevenir complicações por meio de um controle glicêmico adequado. Além disso, a terapia nutricional apoia o sucesso dos medicamentos, promovendo mudanças no estilo de vida, educação alimentar e controle de peso, sempre com foco em uma alimentação saudável.2
No vídeo a seguir, especialistas, incluindo a Dra. Silvia Ramos, nutricionista e coordenadora do departamento de nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e o Dr. João Salles, coordenador da disciplina de Endocrinologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, irão tratar da importância da terapia nutricional em pacientes com diabetes. Para entender mais sobre o assunto, assista ao webinar.
Referências:
2. Silvia Ramos, Letícia Fuganti Campos, Deise Regina Baptista Maristela Strufaldi et al. Terapia Nutricional no Pré-Diabetes e no Diabetes Mellitus Tipo 2. Diretriz Oficial da Sociedade Brasileira de Diabetes (2023).
Material técnico-científico destinado exclusivamente a profissionais de saúde. Proibida a reprodução total e/ou parcial. Imagens ilustrativas. Janeiro/2025.