Guia prático para iniciar a Dieta Cetogênica
A Dieta Cetogênica pode ser recomendada para pacientes de todas as idades, desde crianças até adultos, que apresentem epilepsia de difícil controle, com crises frequentes, diárias ou semanais. Geralmente, é indicada para casos em que o paciente já tentou, sem sucesso, tratar a condição com dois ou três medicamentos antiepilépticos adequados, bem tolerados e utilizados corretamente, seja em monoterapia ou em combinação.1
O material a seguir traz um guia prático para começar a Dieta Cetogênica e auxilia na introdução da DC na vida dos pacientes, desde o planejamento familiar até a sua aplicação. Para compreender melhor o processo e auxiliar os pais dos seus pacientes nessa jornada, acesse o material e confira o guia prático na íntegra.
Referência:
- Sampaio LPB. ABC da dieta cetogênica para epilepsia refratária. Rio de Janeiro: Editora DOC Content, 2018. 1ª edição, 220 p.
O acompanhamento de um médico e de um nutricionista é essencial para qualquer tipo de dieta. No caso da Dieta Cetogênica (DC), seu sucesso exige comprometimento, esforço e uma boa organização da rotina familiar. Antes de iniciar esse tipo de tratamento, é fundamental que médicos e familiares analisem e discutam as dificuldades, os possíveis benefícios e os efeitos adversos associados. Assim como outros tratamentos nutricionais, a DC pode causar efeitos colaterais, que devem ser prevenidos e gerenciados adequadamente.1
Referência:
- Sampaio LPB. ABC da dieta cetogênica para epilepsia refratária. Rio de Janeiro: Editora DOC Content, 2018. 1ª edição, 220 p.