Como a TNE pode potencializar a recuperação na disfunção do TGI do paciente crítico

Favoritar

Em pacientes gravemente doentes internados em uma unidade de terapia intensiva, o suporte nutricional é um componente essencial do tratamento. Ele tem como objetivo suprir as demandas metabólicas do organismo durante a fase crítica da doença, ajudando a preservar as funções fisiológicas e evitando o esgotamento das reservas metabólicas. Dessa forma, busca-se minimizar o desgaste significativo da musculatura esquelética e prevenir a perda da capacidade funcional do paciente.1

 

Referência:

1. van Gassel RJJ, Bels JLM, van de Poll MCG. Nutritional strategies during gastrointestinal dysfunction. Curr Opin Crit Care. 2023 Aug 1;29(4):354-359.

A disfunção gastrointestinal (GI) é frequentemente observada em pacientes gravemente enfermos e está vinculada a desfechos desfavoráveis. Essa condição pode comprometer especialmente o fornecimento de nutrientes, representando um desafio considerável para os profissionais de saúde na prática clínica diária.1

Para reduzir os efeitos da disfunção gastrointestinal, diversas estratégias nutricionais podem ser empregadas, visando atenuar seu impacto na oferta de nutrientes e na condição geral dos pacientes.1 O conteúdo a seguir aborda as especificações de como a terapia nutricional enteral pode ajudar na recuperação da disfunção do trato gastrointestinal. Para entender melhor o assunto, acesse o conteúdo na íntegra.

 

Material técnico-científico destinado exclusivamente a profissionais de saúde. Proibida a reprodução total e/ou parcial. Imagens ilustrativas. OS PRODUTOS MENCIONADOS NÃO CONTÊM GLÚTEN. Fevereiro/2025.

Faça seu cadastro e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos e personalizados de acordo com o seu interesse!

x