Quando seu paciente estiver pronto para ser liberado para casa, utilizando dieta enteral, uma “segunda onda de ansiedade” poderá aparecer.
Um paciente ou cuidador pode ter acabado de aceitar a ideia de ter de se alimentar por sonda, mas nesse momento estará se defrontando com a perspectiva de ter de lidar com isso ‘sozinho’, fora do ambiente do hospital, e sentir forte insegurança.
OUÇA ATENTAMENTE
Seus pacientes não estão somente lidando com a dieta enteral: eles podem estar se adaptando a outros problemas médicos, sentindo-se sobrecarregados, e sem saber quais perguntas formular. Pode também ocorrer confusão, se eles estiverem consultando diferentes profissionais de saúde (membros da equipe), por diversos dias ou semanas.
Como você pode ajudá-los? Dê-lhes a oportunidade de fazer perguntas, e ouça atentamente suas preocupações. Todos eles têm preocupações únicas, e somente ouvindo atentamente se fornece a informação e o suporte correto.
APRESENTE A EQUIPE DE SAÚDE
Ajude seu paciente a conhecer os membros importantes de sua equipe de saúde e a quem contatar em qual situação. Antes de ir para casa, seus pacientes e cuidadores deverão conhecer quem são os seguintes:
• Nutricionista
• Enfermeiro da unidade e/ou enfermeiro da EMTN (Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional)
• Farmacêutico
OFEREÇA INFORMAÇÕES DO SERVIÇO DE SUPORTE
Quando preparar seus pacientes para alta, é importante que eles não se sintam isolados e sem apoio. Os pacientes e cuidadores terão diferentes necessidades, mas é importante que todos saibam a qual apoio adicional eles podem ter acesso, se necessário.
Pais cuidando de um filho em dieta enteral podem sentir enorme estresse comprometendo seu relacionamento, enquanto outros podem necessitar de aconselhamento psicológico. Ajude seus pacientes e cuidadores a descobrir quais serviços estão disponíveis para eles localmente.
Identifique as ferramentas da internet, e incentive-os a participarem de associações relacionadas a doenças metabólicas (doenças relacionadas à nutrição), quando disponíveis.