Quimioterápicos e seus impactos na nutrição

Favoritar

Os tratamentos para o câncer, principalmente a quimioterapia, podem provocar alterações rápidas e intensas no paladar e no olfato, além de sintomas, como náuseas, vômitos, diarreia, falta de apetite, feridas na boca e na garganta, dificuldade para engolir, boca seca e fadiga. Esses efeitos podem ter um impacto significativo tanto no estado nutricional quanto na qualidade de vida do paciente.1 

 

Referências: 

  1. Milliron BJ, Packel L, Dychtwald D et al. When Eating Becomes Torturous: Understanding Nutrition-Related Cancer Treatment Side Effects among Individuals with Cancer and Their Caregivers. Nutrients. 2022 Jan 14;14(2):356. doi: 10.3390/nu14020356. PMID: 35057538; PMCID: PMC8781744. 

 

Material técnico-científico destinado exclusivamente a profissionais de saúde. Proibida a reprodução total e/ou parcial. Imagens ilustrativas. Janeiro/2025. 

Estudos apontaram casos de desnutrição em 30% a 85% dos pacientes com câncer. Ademais, a desnutrição aumenta as toxicidades do tratamento, diminui a qualidade de vida e é responsável por 10% a 20% da mortalidade em pacientes com câncer.2 

O material a seguir apresenta um compilado de quimioterápicos e as suas reações adversas respectivamente em uma tabela. Para conferir o conteúdo e ficar por dentro de todos os detalhes, acesse agora. 

 

 

Referências: 

2.National Cancer Institute. Nutrition in Cancer Care (PDQ®)–Health Professional Version. Disponível em: https://www.cancer.gov/about-cancer/treatment/side-effects/appetite-loss/nutrition-hp-pdq. Acesso em 11 nov. 2024. 

Faça seu cadastro e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos e personalizados de acordo com o seu interesse!

x