Fase catabólica: como a qualidade proteica faz a diferença no manejo da proteólise

Favoritar

O catabolismo de proteínas é fundamental para a manutenção da homeostase muscular, pois remove proteínas danificadas ou desgastadas e elimina moléculas com funções reguladoras, como ciclinas e seus inibidores. Contudo, quando a degradação de proteínas é excessivamente elevada em comparação à sua síntese, isso pode levar à perda de massa do músculo esquelético.1

Referências:

1. Powers SK. Can antioxidants protect against disuse muscle atrophy? Sports Med. 2014 Nov;44 Suppl 2(Suppl 2):S155-65.     

O suporte nutricional em pacientes criticamente enfermos ajuda a prevenir a piora do metabolismo e a perda de massa magra. A diminuição do tempo de hospitalização, a redução da taxa de complicações e a melhora dos resultados clínicos tornaram o suporte nutricional uma prática valorizada para esses pacientes.2

O material a seguir apresenta manejo do paciente crítico no catabolismo e como a qualidade proteica é importante para o no manejo da proteólise. Além disso, apresenta esquematicamente os processos catabólicos. Para entender todos os detalhes, acesse o material.

Referências:

 2. Mehta Y, Sunavala JD, Zirpe K et al. Practice Guidelines for Nutrition in Critically Ill Patients: A Relook for Indian Scenario. Indian J Crit Care Med. 2018 Apr;22(4):263-273.

Material técnico-científico destinado exclusivamente a profissionais de saúde. Proibida a reprodução total e/ou parcial. Imagens ilustrativas. OS PRODUTOS MENCIONADOS NÃO CONTÊM GLÚTEN. Janeiro/2025.

Faça seu cadastro e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos e personalizados de acordo com o seu interesse!

x